Nova praça em Mussurunga incentiva moradores a curtir o espaço público

Tirar umas horas do dia para praticar atividades físicas ao ar livre, levar a criançada para curtir diversos brinquedos gratuitamente ou o pet para um passeio diferenciado são algumas das atividades de lazer que reforçam o convívio social de quem mora em Mussurunga. A localidade foi beneficiada com a entrega da requalificação da Praça Edelmito Cézar da Silva (Cacique Papá), localizada no Setor A, promovida pela Prefeitura e entregue na noite desta quinta-feira (14). Estiveram presentes na ocasião o prefeito Bruno Reis e gestores municipais.

A intervenção trouxe uma transformação completa ao espaço, que estava degradado em função do tempo, com mobiliários urbanos e infraestrutura precária para serem utilizados de forma segura pela população. O investimento para a execução da obra, realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), foi de R$755 mil.

“Na pandemia ficamos sem usar os espaços públicos e, nesse momento que estamos retomando à normalidade, com todos os cuidados, a praça tem importância muito maior. Ela é o principal ponto de interação entre as pessoas, que poderão trocar experiências e boas conversas, além de praticar atividades físicas”, declarou Bruno Reis.

O prefeito lembrou que, nos últimos oito anos, a administração municipal já reformou, construiu ou reconstruiu mais de 500 praças – os espaços, inclusive, têm os detalhes definidos em conjunto com a comunidade. E aproveitou para fazer um apelo: “A praça é de vocês. Ajudando a Prefeitura a cuidar da praça, vai sobrar mais dinheiro. Então, curtam a praça, mas cuidem dela”.

Atrativos – O equipamento possui 3.337 mil m² de área, sendo composta por uma série de atrativos que podem ser aproveitados pelo público de todas as idades. A pavimentação, que era irregular, agora está dentro dos padrões de acessibilidade, com lajota pré-moldada, piso tátil e rampas para pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes.

Foram implantados um parque infantil com escorregadeira, gangorras, amarelinha, balanço e cavalinho, além de casa de Tarzan, pingue-pongue e futmesa. A quadra poliesportiva está de cara nova após substituição do alambrado e execução de pintura, tornando-se ideal para os times e grupos realizarem partidas de basquete, futsal e vôlei.

Há, ainda, um dog park protegido com cerca e ideal para que os tutores possam colocar seus cachorros para correr e se divertir com os mobiliários criados especificamente para a diversão dos animais. Para quem gosta de praticar atividades físicas e alongamentos, uma academia de saúde e de ginástica está disponível com aparelhos para exercícios de braços e pernas.

O projeto de requalificação da praça também priorizou o paisagismo, com plantio de grama natural, manutenção das árvores existentes e instalação de pássaros de concreto decorativos.

Incentivo – Para auxiliar de Disciplina Márcia Rocha, de 52 anos, a Edelmito Cézar da Silva proporcionou um grande incentivo para a população local visitar o espaço público. “O ambiente após essa obra da Prefeitura é outro. Acho que todos aqui da região têm mais motivação para sair de casa e vir para cá. Antigamente, não tinha muito o que fazer aqui. A praça era escura, o mato tomava conta. Está tudo muito mais agradável para as famílias possam curtir o espaço público”.

A vendedora Joana Gonçalves, 38 anos, comemorou o novo espaço de convivência do bairro. “Pessoas de outros setores de Mussurunga estão vindo para cá. A obra valorizou toda a praça, que já existia, mas que carecia de um cuidado especial. A ação não deixou nada a desejar”, afirmou.