Novo Ponto de Cidadania e ação de saúde marcam Março Mulher nesta quinta (24)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com diversos órgãos e secretarias municipais, promove nesta quinta-feira (24) atividades especiais de cuidado com a saúde, alusivas à campanha Março Mulher, em diferentes pontos de Salvador. No primeiro piso do Shopping da Bahia estão sendo realizadas testagens rápidas para Hepatites B e C, HIV e sífilis, além de orientações de saúde, material educativo e aferição de sinais vitais.

No mesmo local, às 14h, Dândara Santos Silva, que é enfermeira da Estratégia Saúde da Família do Município de Salvador e Mestra em Saúde Coletiva (Mepisco/Uneb), ministrará palestra sobre “Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Mama”.

Ponto da Cidadania – No Aquidabã, às 14h, ocorrerá a apresentação do Ponto de Cidadania e promoção de um dia de cuidado com travestis e trans em situação de rua. As cidadãs também terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre autonomia e autocuidado, com dicas de maquiagem, penteado e manicure.

No Ponto de Cidadania, um container com banheiro, chuveiro e um escritório demarca o local de atendimento. As equipes multidisciplinares circulam buscando aproximação com as pessoas que passam o dia ou dormem no local.

O projeto oferece kit de higiene, banheiro e chuveiro a fim de cuidar das necessidades mais imediatas das pessoas em situação de rua. Os profissionais interagem e constroem vínculos para fazer os primeiros atendimentos e encaminhar as demandas.

Outros locais – Com o tema “Saúde para todas as mulheres”, a programação do Março Mulher segue com ações de saúde intensificadas nas unidades de Urgência e Emergência durante este mês: salas de espera com temáticas diversas sobre os direitos da mulher; disponibilização de kits informativos e folders educativos sobre prevenção de IST’s; oferta de preservativos; orientações e informações sobre cuidados preventivos à saúde da mulher estão dentre os outros serviços disponíveis. Todas as atividades podem ser conferidas no site www.saude.salvador.ba.gov.br/marco-mulher