Palacete Góes Calmon recebe título de tombamento provisório pela FGM

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e a Academia de Letras da Bahia (ALB) promovem a solenidade virtual que celebra a abertura do tombamento do Palacete Góes Calmon. O evento acontece na próxima terça-feira (22), às 18h30, com transmissão aberta a todo o público pelo canal da FGM no YouTube.

Além da riqueza arquitetônica, o local possui um vasto acervo documental, fotográfico e bibliográfico que ajuda a contar e a recuperar a história da capital baiana. Por muito tempo, o Palacete Caquente – como também é conhecido – foi residência da família Góes Calmon e, atualmente, abriga a sede da ALB. Foi através de seu presidente, Ordep Serra, que o pedido de tombamento foi iniciado através da FGM.

No evento virtual, será entregue o título de tombamento provisório do Palacete Góes Calmon, que marca a abertura do processo de tombamento. Após o cumprimento de todas as etapas, em parecer favorável, há a publicação do decreto de homologação do tombamento.

“O tombamento faz justiça a um autêntico patrimônio histórico e cultural de Salvador e da Bahia”, avalia Serra sobre o início do processo. Ele reforça ainda que além da riqueza histórica a material que há em seu acervo, o local tem sido palco de grandes realizações das culturas baianas e brasileiras.

Processo – Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a abertura do processo de tombamento do Palacete Góes Calmon faz parte do compromisso público que a fundação tem em preservar a memória e o patrimônio de Salvador. “O título provisório de tombamento já é um primeiro passo para o devido reconhecimento do valor histórico, artístico e cultural do Palacete”.

Ele ainda destaca que o local produz intensamente atividades culturais, justamente por ser a “sede da maior entidade literária da Bahia, que se preocupa com o estímulo e a preservação da literatura de nosso estado e de nosso país”.

Além das presenças de Guerreiro e Serra, estarão presentes os acadêmicos Edilene Matos, Carlos Ribeiro, Marcus Vinicius Rodrigues, Paulo Ormindo de Azevedo e Edvaldo Brito. Também estarão presentes os membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Salvador, Carlos Amorim, Luiz Viana Queiroz, Maria Marighella e Lúcia Sampaio.