Palestra orienta servidores municipais sobre o combate à LGBTfobia

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio do Centro de Referência LGBT+ Vida Bruno, realizou nesta quarta-feira (23) uma palestra voltada para servidores da Casa Civil, da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Com o tema “LGBTfobia é crime: a importância do respeito na convivência com as pessoas LGBT+ nos espaços públicos e privados”, o evento ocorreu no auditório do Empresarial Thomé de Souza, na Avenida ACM.

Durante a palestra, Márcia Teixeira, promotora de justiça de Direitos Humanos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), com atuação judicial e extrajudicial na proteção da população LGBTQIA+, falou um pouco sobre os impactos que uma situação de preconceito e de discriminação podem causar. “Quando uma pessoa se dirige a uma secretaria, a uma unidade de saúde, a uma escola ou a qualquer outro serviço e, ao invés de ter uma informação ou a solução do seu problema, ela passa por uma situação de preconceito e discriminação, isso faz com que ela viva e reviva o preconceito e a discriminação que fazem tanto mal e impactam na saúde física e mental dela”, destacou.

Ela agradeceu pelo convite para a realização da palestra. “Eu fiquei muito feliz com o convite, em ver o auditório cheio, os olhos prestando atenção e as pessoas dando sinais de que estavam compreendendo o que eu estava falando, muitos concordando e me incentivando com o seu sorriso e com o seu gesto. Acho que o tema da LGBTfobia Institucional é um tema muito sério e muito importante, porque a gente não tem noção de como as pessoas se sentem quando buscam atendimento e são tratados de forma desrespeitosa e, diria até, de forma criminosa. De certa forma, esse encontro abre a possibilidade e esperança de que o Município de fato está preocupado em se ocupar com o tema”, acrescentou.

Segundo Marcelo Cerqueira, coordenador do Centro de Referência LGBT+ Vida Bruno, a palestra faz parte de um calendário de eventos que integram as ações do Programa de Combate à LGBTfobia Institucional, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador. “Foi uma palestra importantíssima, porque teve como palestrante uma promotora do Ministério Público da Bahia, uma profissional muito engajada. É importante que a gente traga pessoas de fora que também possam trazer novos pontos de vista sobre o tema”, afirmou.

Planejamento estratégico – O secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, ressaltou que a Prefeitura de Salvador sempre defendeu medidas de combate ao racismo institucional e também à LGBTfobia, inclusive inserindo essas ações no Planejamento Estratégico do Município. “O ambiente institucional é um ambiente de convivência e não se admite, em hipótese nenhuma, qualquer tipo de discriminação, seja contra a mulher, contra as pessoas LGBT+, seja qualquer motivação racista. Elas são combatidas duramente, inclusive pelos dirigentes de cada pasta. Hoje tivemos uma aula profunda de cada um dos aspectos que envolvem essa questão da sociedade e que foi muito bem explicitada pela promotora Márcia Teixeira”, concluiu.