Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura articula novos voos nacionais e internacionais para Salvador

Criado: 25 Agosto 2022

A Prefeitura articula um reforço robusto nas frequências aéreas, nacionais, locais e internacionais, com destino a Salvador, algo que deve impactar significativamente no crescimento do número de turistas e, consequentemente, em maior receita oriunda desse volume esperado de pessoas e investimentos associados, já a partir deste verão 2022/23. Uma das estratégias foi atrair, em parceria com o Aeroporto de Salvador, a realização do CAPA Latin America Summit, um dos maiores eventos de transporte aéreo do planeta, que chega pela primeira vez ao Brasil e é realizado na capital baiana nesta quinta-feira (25) e sexta-feira, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. 

A abertura contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Andréa Mendonça, do CEO da Vinci Airport Brasil, Julio Ribas, e de executivos de diversas companhias aéreas do mundo. Durante a ocasião, o prefeito celebrou, a partir do evento, a possibilidade de acordos com diversas empresas do setor aéreo em busca de atração de novos voos para a capital baiana, bem como o reforço das linhas já existentes, além de aventar a possibilidade de linhas diretas partindo de alguns destinos internacionais. A ideia é facilitar a chegada de turistas de diversas partes do mundo para Salvador. 

“O CAPA Latin America Summit é de extrema importância para o turismo da capital baiana. Um evento deste porte serve para alinhar estes assuntos, apresentar a cidade e seus pontos turísticos, equipamentos que ofereçam conteúdo para os turistas desfrutarem, a chegada de novos hotéis e todo o esforço para deixar a cidade atraente. Então, para isso faltam novas opções de voo para projetar nossa cidade, atraindo assim mais operadores e mais investimentos. Esse evento vai projetar ainda mais Salvador para o mundo”, declarou Bruno Reis. 

Conectividade – Para o chefe do Executivo municipal, o principal desafio de Salvador é melhorar a conectividade, no sentido de facilitar a chegada de pessoas vindas de cidades da própria Bahia, do Brasil e do mundo. Ele afirmou que, aos poucos, está sendo retomado e ampliado o número de frequências de voos para a capital, após dois anos de quase paralisia do setor devido à pandemia de Covid-19. 

E há boas notícias em vista. Recentemente, a Gol Linhas Aéreas anunciou a possibilidade de implantar um Hub em Salvador, além da chegada de novas linhas, inclusive para frequências internas, para fazer a ligação com cidades do interior da Bahia. 

A Azul anunciou 128 novas frequências, o que vai corresponder a 28 mil assentos para trazer turistas de oito locais do Brasil. Já a Air Europa anunciou que, a partir do dia 21 de dezembro deste ano, retomará o voo Madri-Salvador-Madri, inicialmente com duas frequências – uma terceira deverá entrar em operação a partir de maio de 2023. Além disso, outras companhias também estariam interessadas em operar na cidade. 

Potencial – Bruno Reis ressaltou ainda que a administração municipal vem empreendendo importantes esforços, nos últimos anos, para melhorar a infraestrutura da cidade, incluindo a requalificação e/ou implantação de novos equipamentos turísticos. Dentre os exemplos estão a construção do Centro de Convenções, que possibilitou o retorno da atração de eventos para a cidade, além de investimentos da rede hoteleira e a zeladoria da cidade. 

“Temos sol, dispomos das praias mais bonitas do Brasil, estamos recuperando nossos equipamentos que retratam nossas potencialidades, como a Casa do Carnaval e a Casa do Rio Vermelho. Temos um grande aeroporto moderno, o mais sustentável do Brasil, o que era um dos nossos gargalos neste setor. Somos agora orgulho para moradores e visitantes. Nosso grande desafio agora é conectar nossa cidade e trazer mais frequências de voos para instalar um hub de aviação em Salvador. Salvador disputa entre o primeiro e o terceiro principal destino turístico do Brasil.”.   

Evento – O CAPA Latin America Summit é produzido pela CAPA – Centre for Aviation, um dos maiores fornecedores globais de dados e inteligência de mercado para as indústrias de aviação e turismo. Todo ano, representantes de companhias aéreas, aeroportos e outros players do mercado se reúnem nos eventos produzidos pela organização para debater desafios e tendências de mercado, fazer benchmarking, networking e, é claro, fechar negócios. 

Durante dois dias estarão na cidade executivos e planejadores de malha de grandes companhias. Estão presentes os CEOs das brasileiras GOL e Azul, da colombiana Ultra Air, da argentina Flybondi, da portuguesa TAP, da equatoriana Equair e da alemã Lufthansa.

Skip to content