Prefeitura deve iniciar obras de novo centro de operações e hub de tecnologia no Subúrbio ainda este ano

Foto: Valter Pontes/ Secom

A Prefeitura de Salvador pretende iniciar, ainda este ano, as obras de um Centro de Controle e Operações (CCO) que reunirá serviços de diversos órgãos municipais, além do Hub de Inovação e Tecnologia no Subúrbio. As estruturas ficarão próximas ao túnel que faz a ligação viária Lobato-Pirajá, conforme explicou o prefeito Bruno Reis em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (19), durante entrega de uma contenção de encosta na região.

“Vamos unificar todos os CCOs da Prefeitura em um único local, e não poderia ser em outra região da cidade que não fosse aqui no Subúrbio. A área para a construção já foi desapropriada e aprovei na semana passada o projeto final. Ali também será o Hub de Inovação e Tecnologia do Subúrbio, que é um compromisso da gestão”, explicou Bruno Reis. O investimento será de aproximadamente R$ 90 milhões.

O novo centro de controle abrigará, por exemplo, os Núcleo de Operações Assistida (NOA) da Transalvador; o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec); centrais de operações do transporte público, do BRT e da Guarda Civil Municipal, além da Sala de Situação de Saúde. Unidades de suporte para o Samu e Limpurb também serão criadas no local.

“Nesses equipamentos ficarão várias bases operacionais da Prefeitura para podermos chegar nos quatro cantos da cidade, conforme as demandas, necessidades e urgências. Isso nos ajudará a fazer uma gestão pública mais eficiente e mais próxima do cidadão, trazendo serviços de forma descentralizada. As obras terão recursos de financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), que já foi aprovado em Brasília. Nossa ideia é começa-las ainda este ano e entrega-las até o final de 2024”, afirmou o chefe do Executivo da capital baiana.

Reportagem: Thiago Souza/ Secom