Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura divulga lista de alunos aprovados no Projeto IngreSSAr

A Prefeitura Municipal de Salvador divulgou, na última quinta-feira (11), a lista de aprovados no Projeto IngreSSAr, curso gratuito e intensivo, oferecido através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que visa preparar jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de mil estudantes foram contemplados nesta edição. 

Os alunos inscritos no programa devem acessar o site ingressar.salvador.ba.gov.br e consultar a lista de aprovados, clicando na opção “Resultado”. Em seguida, deve efetuar a matrícula na própria ferramenta até domingo (14). É necessário preencher as informações necessárias, anexar os documentos solicitados e escolher uma das instituições de ensino credenciadas para estudar e confirmar a sua escolha. 

No ato da matrícula, o interessado deverá anexar obrigatoriamente os seguintes documentos: solicitação de cadastramento, cópias do RG e CPF, comprovante de residência, cópia do comprovante de conclusão do ensino médio juntamente com o histórico escolar, comprovante de matrícula para os alunos que estejam cursando o 3º ano no ensino médio e histórico escolar com as notas do ano anterior, e declaração de que estudou como bolsista integral do ensino médio (caso tenha estudado em um colégio particular). 

Além disso, é necessário apresentar comprovante de que é integrante de família beneficiária do Auxílio Brasil (NIS), bem como, para casos específicos dos seguintes grupos, a auto declaração étnico-racial, declaração para pessoas com necessidades especiais e declaração para integrantes dos projetos sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM). 

Ao todo serão 320 horas de aulas ministradas por professores renomados, a serem iniciadas na segunda-feira (15) de agosto, de forma presencial. Os alunos beneficiários do Cadastro Único poderão solicitar, também no site do IngreSSAr, o auxílio transporte – o estudante receberá um cartão do SalvadorCard para ser utilizado na locomoção.   

Funcionamento – O projeto IngreSSAr beneficia jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados ou sejam egressos das seguintes situações: 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; bolsista integral em escola particular no ensino médio; ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalente ao 3° ano, que são beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) e residem em Salvador. 

A proposta do projeto é auxiliar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, facilitando o acesso do público ao ensino superior. O curso preparatório também inclui revisão e dicas sobre o processo seletivo para o exame. 

Em 2018, quando o programa foi lançado, foram oferecidas 400 vagas em cursinhos preparatórios. Em 2019 a oferta de vagas dobrou, sendo disponibilizadas 800 vagas no IngreSSAr. Em 2020, por força da pandemia de Covid-19, o curso preparatório não foi realizado. Já em 2021 o IngreSSAr foi realizado no formato de videoaulas, em TV aberta, com aulão de revisão ao final da iniciativa.

Skip to content