Prefeitura entrega dois campos requalificados com gramado sintético no Bairro da Paz e São Marcos

A Prefeitura de Salvador entregou neste sábado (25) dois campos totalmente requalificados nas comunidades do Bairro da Paz e São Marcos. A entrega foi conduzida pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, dentre outras autoridades municipais.

Os dois equipamentos eram de barro e agora contam com gramado sintético. Nos campos, que serão utilizados para entretenimento dos moradores e que estão localizados na Rua da Jamaica, no Bairro da Paz, e na comunidade Klesus Rocha, em São Marcos, foram realizadas obras de infraestrutura, reforma da arquibancada, troca da rede de cobertura, placas de amortecedores e traves, entre outros serviços.

O primeiro a ser entregue foi o campo do Bairro da Paz. “Iniciamos esse processo de implantação de grama sintética nos campos municipais. Esse trabalho que a gente faz é por toda a cidade, em especial nos bairros mais distantes e pobres, onde as pessoas não têm condições de pagar para alugar um campo sintético para jogar”, afirmou o prefeito.

Reis destacou que o esporte é uma ferramenta de inclusão social. “Antes, as crianças jogavam aqui num campo de barro, a bola caía na Avenida Paralela e elas corriam risco de acidentes. Hoje, ocorreu essa verdadeira transformação. O esporte é uma ferramenta de inclusão social. E um dos exemplos de como a Prefeitura pode ajudar no enfrentamento à violência é esse, a construção de um equipamento como esse”, salientou.

Júnior Magalhães pontuou que a inclusão social é muito importante para diminuir desigualdades e mudar a realidade daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. “Por isso, a prática do esporte, associada ao lazer, é uma ferramenta essencial para proporcionar oportunidades de fortalecimento da autoestima e na formação de indivíduos mais conscientes”, frisou.

Já são 27 campos com grama sintética na capital baiana, e outros 62 equipamentos esportivos estão com obras em andamento. Atualmente, Salvador tem 756 campos e quadras cadastrados. Destes, 549 foram construídos e reformados pela administração municipal.

Sobre o equipamento de São Marcos, o prefeito destacou o trabalho de entrega de campos sintéticos na cidade. “Muita gente não tem condições de jogar em campo de grama sintética. Vocês, moradores, poderão jogar gratuitamente e na hora que vocês quiserem O prefeito só pede uma coisa: cuidem desse equipamento”, afirmou.

Comunidades – O motorista de aplicativo Wellington Souza de Jesus, 25 anos, mora no Bairro da Paz desde que nasceu e destaca a importância do novo campo para o lazer de toda a comunidade. “A gente viu esse campo evoluir. Agora temos esse gramado lindo aí, com sintético, onde hoje as crianças podem se divertir, se afastar mais da criminalidade, ter uma diversão, algo que vai poder influenciar a juventude do bairro a poder fazer mais esporte”, contou.

Ele diz que costuma pegar o baba com os amigos da comunidade aos sábados, das 6h às 9h. “Inclusive hoje teve o baba da igreja. Tem baba aí meia-noite, 1h da manhã. O campo antes era de barro, tinha buraco, pedra, tudo que você imagina. Hoje não, a gente tem essa beleza de campo para poder usufruir, a bola rolando solta. É um novo campo”, afirmou.

Morador da comunidade de Klesus Rocha há 21 anos, o porteiro Mauro César Gomes da Silva, 46 anos, contou que o campo da localidade já tinha passado por uma requalificação e, agora, o equipamento ganhou um gramado sintético. “A comunidade está alegre. Quem é que não gosta de esporte, de jogar uma bola? Antigamente as crianças jogavam bola na rua e a Prefeitura chegou aqui e fez um campo sintético”, ressaltou.

Ele disse ainda que, para jogar em um campo sintético, era preciso pagar. “Geralmente em campos como esses a gente precisa pagar. Mas as pessoas não têm condição. Então, esse campo aqui, com gramado sintético, para a gente é um sonho”, disse.

Reportagem: Thiago Souza e Luan Santos/Secom