Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia reconstrução de escola no Nordeste de Amaralina

Mais uma unidade de ensino será reconstruída pela Prefeitura, desta vez no Nordeste de Amaralina. O prefeito Bruno Reis, acompanhado do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, assinou nesta quarta-feira (26) a ordem de serviço para demolição e reconstrução da Escola Municipal Anita Barbuda, situada na Rua São Policarpo. 

O prefeito lembrou que a reforma atende a um desejo antigo da comunidade. “A população há muito tempo esperava por essa nova escola. Antes de 2013, as unidades de ensino de Salvador estavam destruídas e sem infraestrutura. Estamos melhorando a educação na cidade, que antes ocupava a última posição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dentre as capitais no Brasil. Em apenas 22 meses da atual gestão, foram entregues 14 novas escolas e reformadas mais de 240. Isso significa que 82% da nossa rede está requalificada”. 

Além disso, o chefe do Executivo ressaltou a importância de aliar conforto e infraestrutura com a modernização no aprendizado. ” Vamos colocar cobertura com miniginásio em mais de 80 escolas. Praticamente todas as unidades foram climatizadas. Entregamos agora um chromebook para cada professor e estamos distribuindo 105 mil tablets aos estudantes. A educação de Salvador será transformada com essa inclusão digital”, completou Bruno Reis. 

Investimento – Com investimento orçado em R$8,5 milhões, a intervenção vai ampliar a oferta de vagas na rede. Isso porque, após a conclusão das obras, terá capacidade para atender 485 alunos por turno, da Educação Infantil e Ensino Fundamental, totalizando 970 vagas. O prédio antigo, que contava com apenas cinco salas de aula e atendia 212 estudantes, dará lugar a uma escola totalmente climatizada, com sistema de reutilização de água pluvial e energia solar. 

Será um empreendimento de 2,3 mil m² de área construída, com 15 salas (quatro infantil e 11 Fundamental), área de acolhimento, sala de Tecnologia da Informação (TI), refeitório, seis sanitários de alunos, sanitários PCD masculino e feminino, sanitários para funcionários, elevador, brinquedoteca, sala multiuso, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva, guarita com sanitários e vestiário. 

Expectativa – A diretora da instituição, Ana Paula Porciúncula, disse que a reconstrução vai suprir as necessidades de alunos e professores. “Essa é uma área linda e agradável, mas possuía uma estrutura antiga, com problemas de infiltrações e alagamentos. Com o novo projeto, a expectativa é que a escola se transforme em uma unidade modelo para a cidade, capaz de atender de forma segura e confortável a comunidade”. 

Tia de alunos da Anita Barbuda, a cabeleireira Marilene Silva, de 51 anos, destaca a importância dessa reforma. “Será muito valoroso para as crianças, que necessitam de mais conforto e segurança, de uma unidade com maior capacidade de atender a demanda dessa comunidade, que é carente de projetos e escolas como essa”.

Para o titular da Smed, a preservação ambiental também está sendo observada no futuro imóvel, com a implantação de sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial. “São melhorias que beneficiam nossos alunos, professores, equipes gestoras, enfim, toda comunidade escolar”, pontuou Oliveira.

Criado: 26 Outubro 2022

Skip to content