Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura levará mutirão de serviços sociais para o Mané Dendê

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou, nesta segunda-feira (21), uma vistoria técnica na região do projeto Mané Dendê, no Subúrbio de Salvador. Na ocasião foi anunciado um mutirão de serviços sociais, para atender à população de Ilha Amarela, Rio Sena, Itacaranha, Plataforma e Alto da Terezinha. 

Durante a visita, o secretário da pasta, Kiki Bispo, adiantou que o Cadastro Único Itinerante (CadÚnico Itinerante) estará na lista de serviços prestados durante o mutirão. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Parque São Bartolomeu também levará sua equipe ao local, com o objetivo de promover a proteção social básica e desenvolver ações com famílias e indivíduos.

No rol de serviços do Cras estão atendimentos individuais e coletivos; visitas domiciliares e institucionais, com encaminhamentos à rede socioassistencial; incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; além da articulação e fortalecimento de grupos sociais locais. 

Segundo Kiki Bispo, a ação evita que as famílias tenham seus direitos violados e possibilita a superação de condições de vulnerabilidade. “O Cras abre uma janela de oportunidades para os benefícios sociais, tendo como novidade o Auxílio Brasil”, destacou.  O Centro de Referência também realiza cadastros do Benefício de Prestação Continuada (BPC), presta esclarecimentos e orienta sobre emissões de documentos, dentre outras ações.

Auxílio – Outra frente do mutirão será liderada pela Coordenadoria de Ações Sociais (CAS) da secretaria, que estará apta a tirar dúvidas e a fazer encaminhamentos sobre os benefícios eventuais, como Auxílio Emergencial, Auxílio Moradia, Auxílio Viagem, Auxílio Natalidade. “Essa coordenadoria será um elo importante entre o Mané Dendê e a Sempre, responsável pelas demandas sociais e as devidas soluções”, avaliou Bispo. 

A Diretoria de Política Sobre Drogas (DPSD) também estará presente, com atividades voltadas para a prevenção e redução de danos, roda de conversas, cuidando dos usuários, principalmente os mais jovens. “Esse é um dos pontos críticos relatados pela população”, frisou.

Skip to content