Prefeitura realiza serviços de drenagem e recapeamento na Feira de São Joaquim

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador iniciou serviços de drenagem, recapeamento e manutenção na Feira de São Joaquim. Maior feira livre da Bahia, o centro comercial a céu aberto está localizado em Água de Meninos, na Cidade Baixa, e abriga 1,2 mil feirantes espalhados por seus becos e vielas. Atendendo a pedidos dos comerciantes e como parte das comemorações ao Dia da Feirante (25 de agosto), a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeitura-Bairro (SACPB), a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e o Distrito Cultural do Centro Histórico estão realizando melhorias no local.

Os serviços como troca do asfalto, recapeamento, recuperação e manutenção dos dispositivos de drenagem têm feito a diferença nas vidas dos trabalhadores que há décadas utilizam o espaço para garantir o sustento de suas famílias. Feirante há 40 anos, Manoel da Lapa Lisboa, 67 anos, viu seu box receber asfalto novo na última semana.

“Nós precisávamos desses serviços que estão sendo feitos aqui, porque há muito tempo ninguém olhava para nós. Temos uma feira com extensão extraordinária, aqui é um mundo, você roda e acha tudo”, diz. Segundo o comerciante, antes da chegada dos serviços da Prefeitura a situação estava bem delicada. “Bastava uma chuvinha e já estava tudo alagado, cheio de lama. A rede de esgoto entupida provocava um caos. Mas tudo tem mudado e só temos a agradecer e comemorar”, frisou Lisboa, elogiando a troca das grades das bocas de lobo que também faz parte das intervenções de drenagem.

No local, estão sendo realizados serviços de microdrenagem que incluem a limpeza manual e hidrojateamento mecânico da rede e dispositivos do sistema de drenagem (caixas de sarjeta “bocas de lobo” / poços de visita “bueiros”). Além disso, técnicos tem feito a substituição de trechos de rede danificados de elementos condutores (manilhas/tubos) das galerias pluviais, com reposição de grelhas, tampas e tampões. De acordo com o secretário da Seman, Lázaro Jezler, as equipes técnicas entendem as particularidades da Feira de São Joaquim. Segundo o gestor, as medidas executadas visam resolver necessidades antigas do espaço que sempre foi gerido pelo poder público estadual.

“Temos trabalhado para resolver problemas seculares para evitar transtornos provenientes da chuva. O que está sendo feito aqui é feito em toda a cidade. Lembrar que o setor de drenagem executou a limpeza de aproximadamente cinco mil caixas de sarjeta e a desobstrução de rede em mais de oitenta mil metros de galerias no último ano”, disse.

Satisfação – O asfaltamento renovado e as melhorias no sistema de esgotamento também beneficiaram o feirante e proprietário da Loja Comercial Barros, Alex Barros, que há 25 anos mantém o comércio na Feira de São Joaquim. “Fizeram um trabalho perfeito na rua em que a gente trabalha, estamos muito satisfeitos e agradecemos demais. Sofremos muito com isso no inverno e graças a Deus e a Prefeitura o cenário está mudando. Está uma beleza”, elogia, chamando atenção para a melhoria no forte odor que sempre tomou conta do local. “Com as melhorias de drenagem até o fedor melhorou”, destaca.

Erivaldo Rodrigues dos Santos, mais conhecido como “Babau”, tem 45 dos seus 60 anos trabalhando no local. Administrador da feira desde 1982, o feirante afirma que o espaço nunca foi tão bem cuidado como agora. “Eu não digo que eu estou pisando em ouro, mas eu já estou pisando em prata. Foi um trabalho excelente com toda essa equipe que mostrou o seu bom serviço cuidando da nossa feira”, disse.

De acordo com o gestor do espaço, há muitos anos os feirantes clamam por serviços públicos dentro da feira. “Limpou o sistema de drenagem, melhorou até o cheiro do esgoto. Antes ficava tudo bloqueado, ficava acumulado, aquele cheiro forte. Estamos realmente felizes e satisfeitos com o olhar diferenciado para a feira de São Joaquim”, revelou Babau.