Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura segue com reformas e ampliações de unidades educacionais de Salvador 

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) prossegue com a reforma e ampliação de unidades educacionais de Salvador. Em duas delas, na Escola Municipal Clériston Andrade, em São Marcos e na Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, no Uruguai, as obras estão a todo vapor, com previsão de entrega ainda este ano.  

Uma nova unidade está em construção na região do Ceasa, outras 11 em reconstrução em toda a cidade e 27 obras de construção e reconstrução estão planejadas para acontecer em Salvador, ainda sem data definida.  

Segundo o engenheiro e diretor de Infraestrutura da Rede Escolar (Dire), Artur Silva, a construção e revitalização dos espaços escolares possibilita não somente uma prática pedagógica adequada, como também a otimização da rede, ampliação de vagas, aumento da segurança e economia de recursos destinados à administração e manutenção. 

“A Smed tem se empenhado em oferecer equipamentos de qualidade, ao maior número possível de alunos da rede municipal, adequados ao novo padrão. Os projetos destas novas unidades seguem a diretriz de atender à demanda de diversos bairros de Salvador, viabilizando a otimização da rede de ensino com o melhor aproveitamento dos recursos públicos, reduzindo o investimento com a manutenção de unidades com espaços físicos muito pequenos, que não atendem à real necessidade da população”, disse Silva. 

Segundo o gestor, a reconstrução de unidades existentes proporciona espaços maiores e mais adequados, com a infraestrutura necessária ao ensino, ofertando melhorias significativas à qualidade de ensino e suporte escolar, permitindo ainda que os investimentos sejam realizados de maneira mais eficiente.  

Uruguai – Na Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, as obras iniciadas em abril do ano passado estão 60% concluídas. A reconstrução teve investimento de R$9,8 milhões, possibilitando a ampliação da unidade, que passou a contar com 22 salas de aula climatizadas, ao invés das cinco do prédio anterior.  

Com previsão de entrega para julho deste ano, a oferta de vagas será ampliada, permitindo que a escola atenda 730 alunos, de nível infantil e fundamental. Antes, a capacidade era de 200 alunos. Entre as novas salas construídas, destacam-se as salas multiuso, de leitura, para Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de área de recreio coberta e descoberta, parque infantil com acessibilidade total e geração e utilização de energia solar, além de reutilização de água pluvial. 

Com 2.837,11 m² de área construída, o empreendimento conta com quadra poliesportiva coberta, sanitários para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sanitários para pessoas com deficiência (PCD) masculino e feminino (adulto e infantil), vestiários, acessibilidade completa, cozinha, depósito de merenda, depósito de material didático, refeitório e mais uma série de ambientes, para que a comunidade escolar seja bem atendida. 

São Marcos – No bairro de São Marcos, a reconstrução da Escola Municipal Clériston Andrade, iniciada em abril do ano passado, também já está com 60% da obra concluída e contou com investimento de R$16,9 milhões. Com mais de 5 mil m² de área construída, o imóvel substituirá a antiga estrutura. 

A nova unidade, com previsão de ser inaugurada em setembro deste ano, terá capacidade para até 1,2 mil alunos por turno e contará com uma estrutura completa. Atualmente com 800 alunos matriculados, a unidade atende o Ensino Fundamental II. Com a obra, vai ofertar também turmas do Ensino Fundamental I, abrangendo toda a comunidade de São Marcos. 

O novo prédio terá 34 salas de aula, sala multiuso, auditório, sala de leitura e duas salas de Atendimento Educacional Especializado. As atividades de lazer e educação física terão espaços próprios, como recreio coberto e descoberto e quadra poliesportiva coberta. 

Outros ambientes compreendem salas de acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação e de professores, copa, depósito de material didático, depósito de material de limpeza, cozinha, triagem, depósito de merenda, área de serviço, refeitório, sanitários de alunos, sanitários PCD masculino e feminino, sanitários de funcionários, sanitários de professores, vestiários, guarita com sanitário, subestação, elevador, casa de gás, casa de lixo reciclado e orgânico, área técnica e estacionamento. Além disso, a unidade contará com geração e utilização de energia solar, e reutilização de água pluvial. 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom 

Skip to content