Logo Prefeitura de Salvador

Programa municipal visa aprimorar competitividade do turismo no Centro Histórico 

Fotos: Lucas Moura/Secom

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) realizou, na quarta-feira (17), uma ação do programa Quali, no Centro Histórico da cidade. A ação tem como objetivo aprimorar os resultados das empresas do setor de turismo, com foco especial nos meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e locadoras da região. 

O programa surge como uma resposta às necessidades identificadas no setor de turismo de Salvador, buscando impulsionar a qualidade dos serviços oferecidos e, consequentemente, aumentar a atratividade e a competitividade do destino. A ação envolve consultoria e posterior certificação gratuitas para as empresas interessadas, com base em normas nacionais e internacionais.

Durante a apresentação do programa, realizada no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, o coordenador do Quali, Wagner Fernandes, explicou que a ideia é valorizar uma das áreas mais importantes da cidade. “O programa é voltado para a gestão da empresa. Acreditamos que mais turistas geram mais oportunidades de trabalho e renda, que se transformam em qualidade de vida para a população, e que para atrair mais turistas é preciso ter melhores serviços. É um círculo virtuoso”, declarou. 

“São levadas em conta as características de cada comércio, de cada empresa, seja ele restaurante ou hotel. O processo é feito a partir das necessidades de cada empreendedor”, completa Iuri Oliveira, coordenador do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). 

A iniciativa foi bem recebida pelos presentes no evento de lançamento, que destacaram a importância de investir na qualidade dos serviços, como forma de atrair mais visitantes e gerar impacto positivo na economia local. “A expectativa é de sempre poder melhorar o nosso atendimento, a nossa receptividade, não só ao turista, como também ao soteropolitano que visita o Centro Histórico”, declarou a empresária Maria Beatriz Rosas Vaz, dona do restaurante Poró, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.

Skip to content