Projeto Defesa Civil nas Escolas capacita alunos em Saramandaia

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou mais uma edição do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), na manhã desta quinta-feira (24). Desta vez a unidade contemplada é a Escola Municipal Marisa Baqueiro Costa, localizada na região da Saramandaia. A iniciativa busca promover a cultura de prevenção na comunidade escolar, atendendo prioritariamente as escolas que estão localizadas próximas a áreas de risco.

Alisson de Assis, de 10 anos, aluno do 3º ano do ensino fundamental e morador do bairro, destacou um dos pontos que mais se sobressaíram na palestra. “O tio ensinou como podemos nos proteger dos deslizamentos de morros, pois é muito perigoso e, se isso acontecer, precisamos sair da casa o mais rápido possível”, contou o menino.

O PDCE abrange ensinamentos sobre percepção de risco, onde são abordados todos os aspectos trabalhados pela Codesal como a atuação nas comunidades dentro e fora dos períodos de chuva, funcionamento das sirenes, primeiros socorros, educação ambiental e mudanças climáticas, além de zoonoses, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com a chefe do PDCE, Rafaela Oliveira, todo o trabalho realizado pelas equipes da Defesa Civil nas salas de aula acontece em concordância com as diretrizes instituídas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). “A nossa proposta de diálogo é totalmente alinhada com as diretrizes curriculares da rede municipal de ensino. Elas norteiam todo o trabalho pedagógico que é transversal aos temas trabalhados pela Defesa Civil”, explicou.

Ao todo, quatro módulos serão apresentados aos alunos da Escola Municipal Marisa Baqueiro, sendo realizado um encontro por mês até novembro. Após finalizar as apresentações, uma atividade final também será realizada para que os alunos apresentem os ensinamentos e vivências obtidas através da capacitação.

Balanço – Somente no primeiro semestre de 2023, o projeto passou por seis escolas municipais de bairros como Palestina, Brotas e Campinas de Brotas, beneficiando mais de 200 alunos. A previsão é de que outras 270 crianças também recebam a capacitação até o final do ano.

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS