Logo Prefeitura de Salvador

Projeto Primeiro Som Perc está com inscrições abertas para crianças e jovens

O projeto Primeiro Som Perc está com as inscrições abertas até o sábado (30), para o curso on-line de fábrica de criação de instrumentos sonoros afropercussivos. Todas as crianças e jovens entre 12 e 25 anos residentes do Bairro da Paz podem participar. Informações sobre as inscrições devem ser enviadas para o e-mail sompercgrupo@gmail.com.

A iniciativa integra a programação do Projeto Arte é Vida Bairro da Paz com curso on-line gratuito, no qual tem o intuito de acessibilizar crianças e jovens da localidade. As ações educativas do projeto ocorrerão entre os dias 07 de fevereiro a 10 de abril, colaborando com oficinas educativas de construção de instrumentos sonoros afro-percussivos.

A ação é realizada dois dias na semana, em dois turnos, sendo matutino e vespertino, que atende cerca de 80 crianças e adolescentes do Bairro da Paz em cada ano letivo. O projeto é um dos contemplados pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc.

Dinâmica – Por conta da pandemia de Covid-19, o curso será realizado por meio das plataformas de vídeo aulas, que serão divididas em seções pedagógicas para a construção das oficinas. Além disso, também por questões de desigualdade tecnológica, os selecionados para a etapa educativa receberão um kit com materiais para a permanência, o qual garantirá a integração no curso.

“De modo geral, temos o objetivo de valorizar a importância da música negra baiana e construir ações educativas na comunidade do Bairro da Paz, acessibilizando crianças e jovens. Outro fator é a possibilidade de construir elementos que tangem a história e memória da musicalidade através da construção de instrumentos sonoros afro-percussivos”, destaca Juci Reis, coordenadora e gestão do projeto.

Skip to content