Salvador 473 anos: Ribeira ganha Cmei com capacidade para 490 alunos

Na semana em que completa 473 anos, Salvador ganha mais uma unidade de ensino completamente reconstruída e um plano para desenvolvimento da região da Península Itapagipana, promovido pela Prefeitura. O novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eloyna Barradas, na Ribeira, foi entregue nesta segunda-feira (28), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), além de outros gestores municipais.

O prefeito relatou os desafios para a reconstrução da unidade. “Este Cmei demorou três anos para ficar pronto, devido à pandemia e pela mudança da origem de recursos, que deixou de vir do plano federal. Tivemos que investir R$9 milhões em recursos próprios para concluir a obra”, declarou.

Bruno Reis também declarou a importância da educação de qualidade para a formação do cidadão. “Ações como esta ajudam a melhorar a qualidade de vida dos habitantes desta cidade. Entendemos que a educação pode mudar o destino de uma pessoa, por isso investimos tanto neste setor. São mais de R$ 300 milhões em investimento, tornando nossa rede uma das mais modernas do país, com a rede física estruturada, garantindo segurança, conforto e comodidade para as crianças aprenderem o conteúdo tão importante para mudar o seu destino”, concluiu.

Antes da intervenção, o Cmei Eloyna Barradas, situado na Rua Clóvis de Almeida Maia, 33, tinha uma estrutura precária, que apresentava infiltrações, mofo e fiação elétrica comprometida, além de problemas estruturais causados pelo próprio desgaste da construção. Com o objetivo de oferecer uma unidade de ensino mais bonita, confortável e com equipamentos atualizados, o prédio foi demolido e completamente reconstruído, possibilitando assim o aumento da capacidade de 142 para 490 vagas destinadas a crianças de 2 a 5 anos.

“A proposta da Smed é entregar uma educação de qualidade em Salvador, que atinja as crianças de idades mais tenras. Desde 2013 que a Prefeitura vem insistindo e investindo neste segmento da educação, como forma de preparar as crianças para o ensino fundamental. Temos um projeto consistente e arrojado, sem poupar esforços para trazer para a capital baiana toda a estrutura que elas precisam e merecem”, explicou o secretário Marcelo Oliveira.

Estrutura – Com investimento de R$13,6 milhões, o novo prédio tem 4,6 mil m² de área construída. São 22 salas de aula climatizadas, acessibilidade total com rampa, sala multiuso, sala de artes, pátio coberto, pátio descoberto, parque infantil, solário, guarita com sanitário, acolhimento, coordenação, copa para funcionários, secretaria, diretoria, sala de professores, cozinha, triagem, depósito de merenda, lavanderia, além de sanitários masculinos e femininos para funcionários, professores e infantis, casa de gás, casa de lixo e subestação.

A diretora da unidade, Maria Auxiliadora de Jesus agradeceu, em nome da comunidade, o investimento feito pelo município. “A comunidade do Areal está sendo presenteada com esta unidade, que se torna um marco para essa região, onde os pais carecem de um lugar para deixar os filhos enquanto partem para conquistar o sustento da família. O grande diferencial desta nova escola é a infraestrutura, que além de bonita, nos enche de alegria e esperança, por ser o espaço que nossa comunidade sempre esperou e que nossos alunos merecem. Este equipamento é nosso e precisamos cuidar sempre deles”.

Mãe do estudante Samuel Costa, de 4 anos, a dona de casa Daiane Paula, de 35 anos, diz estar maravilhada com a nova unidade de ensino. “Achei a estrutura linda, não esperava essa qualidade, que me deixou realmente impressionada. Samuel está ansioso para começar as aulas, e a minha expectativa também é enorme”, disse, animada.