Salvador ganha árvore flutuante sustentável de Natal

A Praia da Preguiça, no Centro de Salvador, foi o local escolhido pela Prefeitura para receber a primeira árvore flutuante de Natal, na tarde desta segunda-feira (19). A inauguração do símbolo natalino de seis metros de altura foi realizada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), com a parceria da Z6 Náutica, Bahia Marina e apoio da Fundação Aleixo Belov, Kirymurê Outrigger e Vegah.

Ao todo, 40 crianças da Gamboa de Baixo participaram da ação, conversaram com o Papai Noel e receberam livros, panetones, lanches e brinquedos. Em vez do trenó e das renas, o Papai Noel deu uma volta de canoa para animação geral da criançada.

A árvore de natal flutuante foi produzida pelo artista plástico Gilson Cardoso a partir de materiais 100% recicláveis e reutilizáveis, a exemplo de garrafa PET, papelão, isopor, plástico e madeira. O objeto permanecerá no mar da praia da Preguiça até o dia 8 de janeiro. À noite, a árvore fica iluminada, chamando a atenção dos moradores e visitantes.

“Além de ser uma linda obra de arte confeccionada de forma sustentável, essa ação é inédita em nossa capital e contribui ainda mais para o diálogo e fomento da educação ambiental com a nossa população”, destacou o secretário de Ordem Pública (Semop) e presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

A sócia da Z6 Náutica, Ágatha Wicks, disse ter ficado muito feliz com o projeto. “Nos sentimos muito realizados. Esse é um trabalho coletivo, em que vários parceiros estão dando as mãos e criando forças para ajudar a comunidade. A Limpurb, juntamente com o consórcio Ecosal, pediu a nossa ajuda para a produção da balsa. Nós produzimos a balsa, juntamente com a Bahia Marina, que também ajudou com a iluminação, e também resolvemos fazer essa ação voltada para as crianças. Esse é o primeiro ano do evento e a gente pretende mantê-lo nos próximos anos, atendendo a mais pessoas”, destacou.

Nascido na comunidade da Gamboa, Henderson Almeida, de 30 anos, participou do projeto com a filha Valentina Mendonça, de 1 ano. “Achei perfeita essa ação feita pela Prefeitura com outros grupos. É uma valorização imensa e o sentimento é de gratidão mesmo por ter ações como essa voltadas para a Preguiça, que é um local que já foi muito marginalizado, mas que, através de projetos sociais, têm tido cada vez mais valorização”, declarou.

Para Richard Saback, capitão de base do clube de canoagem Kirymurê Outrigger, o projeto soma-se a outros que valorizam a praia da Preguiça. “Para essa praia é uma ação muito interessante, pois é um local que já sofreu muito preconceito há um tempo, mas por meio do esporte, como a canoagem e futevôlei, passou a entrar em cena e a ganhar holofotes”.

O Papai Noel, que escutou com atenção o pedido das crianças da Gamboa, foi João Marcelo, ex-jogador do Esporte Clube Bahia e vencedor do Campeonato Brasileiro pelo time em 1988. “É um sonho para mim. Eu nunca tive Natal na minha infância, pois minha mãe não tinha condições de comemorar, então eu sempre sonhei em ser Papai Noel um dia para conviver com as crianças e poder proporcionar a elas um pouco do que eu não tive. Por isso, não há dinheiro que pague esse momento. Estou muito feliz”, contou.

Natal Sustentável – A árvore flutuante natalina faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Limpurb para incentivar a sustentabilidade e a conscientização das pessoas em relação ao descarte de resíduos ao mesmo tempo em que promove um Natal mais bonito, divertido e iluminado em diferentes bairros da capital.

A cidade ainda conta com uma guirlanda sustentável na Praça ACM e Praça Arthur Lagos, Árvore Sustentável na Praça do Canal e Largo da Mariquita, mega árvore na Praça Tomé de Souza (Municipal) e Vila da Sustentabilidade na Praça Ana Lúcia Magalhães.

Criado: 19 Dezembro 2022