Salvador investe mais de R$35 milhões em benefícios eventuais em sete meses

Nos últimos sete meses, a Prefeitura de Salvador investiu cerca de R$35 milhões, com a concessão de benefícios sociais à população de Salvador. Com isso, uma média mensal de 26 mil pessoas foram beneficiadas. O total pago através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), esse ano, já superou o investimento em todo o ano de 2021, no qual foram pagos R$27,2 milhões, beneficiando mensalmente cerca de 12 mil pessoas.

Os benefícios eventuais, a exemplo dos auxílios moradia, viagem, emergência e natalidade, são medidas de proteção social de natureza temporária, que têm o intuito de prevenir e promover o enfrentamento de situações provisórias que possam fragilizar o indivíduo e sua família, evitando o agravamento de situações de vulnerabilidade. São consideradas situações provisórias aquelas decorrentes ou agravadas por nascimentos, mortes, vulnerabilidades temporárias e calamidades. Fazem parte das atribuições das seguranças sociais promover o desenvolvimento ou restabelecimento da segurança de acolhida, sobrevivência, e a convivência familiar, social e comunitária.

Assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itapagipe, Elinai Paiva foi uma das beneficiárias do Auxílio Natalidade. Ela contou que procurou o serviço quando estava com cinco meses de gestação e recebeu todo o acompanhamento necessário da equipe técnica. “Quando o bebê estava com quase dois meses, o benefício foi liberado, fiquei alegre, feliz, agradeci muito. Com esse dinheiro, comprei roupinhas pro bebê, fraldas, lencinhos, deu até pra comprar o carrinho dele. Me ajudou bastante e hoje eu só tenho a agradecer”, relatou.

O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, informou que, conforme o setor de Gestão do Cadastro Único da pasta, até o mês de julho deste ano, em Salvador existia um total de 426 mil famílias inscritas no CadÚnico, instrumento de coleta de informações que identifica as famílias de baixa renda e extrema pobreza, visando a inclusão em programas de assistência social.

“Antes da pandemia, esse número era de 275 mil famílias, hoje, são 426 mil famílias, desse total, aproximadamente 267 mil são classificadas como de extrema pobreza, enquanto 41.477 se enquadram como situação de pobreza. Temos consciência de que muitas famílias, em todo o país, empobreceram durante a pandemia, só restando benefícios sociais como alternativa para passar esse momento de dificuldade. Com isso, a gestão tem trabalhado bastante para desenvolver políticas públicas e ampliar os investimentos para essa população”, ressaltou.

Plataforma virtual – Através do site www.meubeneficio.salvador.ba.gov.br, o cidadão tem acesso a informações sobre os benefícios eventuais e socioassistenciais concedidos e gerenciados pela Sempre, como os auxílios moradia, viagem, emergencial e natalidade, além de consultar os critérios utilizados para a concessão destes benefícios. Além disso, com o número do CPF, o beneficiário pode conferir os dados sobre o valor, em qual banco poderá ser sacado e a data em que o benefício estará disponível.

Criado: 31 Agosto 2022