Logo Prefeitura de Salvador

Salvador participa da 114ª edição de Fórum Nacional de Mobilidade 

As experiências da capital baiana no âmbito da eletromobilidade foram apresentados pela Prefeitura de Salvador no 114º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que acontece nesta terça e quarta-feiras (18 e 19), no Rio de Janeiro. O encontro é organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, e reúne técnicos e gestores da área de todo o país, com o objetivo de trocar experiências e buscar novas soluções para a mobilidade nos centros urbanos. 

Na ocasião, o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, que também é vice-presidente geral do Fórum, traçou um painel sobre o caminho enfrentado por Salvador para iniciar a transição para a mobilidade elétrica. A cidade tem se destacado no cenário nacional por ser uma das primeiras cidades do país a utilizar ônibus elétricos no transporte público, além de estar construindo maior eletroterminal do país, com capacidade para carregar até 40 ônibus elétricos. 

“Salvador buscou apoio de renomadas instituições internacionais para a implantação da eletromobilidade no transporte público da cidade, conseguindo se destacar no cenário nacional e tendo a oportunidade de trocar conhecimento com outras cidades que também buscam entrar nesta área. A capital baiana assegura, mais uma vez, o compromisso com a redução de emissões de gases e cumprimento de suas metas definidas ao longo dos últimos anos”, destacou o secretário. A cidade recebeu, em novembro passado, a edição anterior do Fórum, apresentando o “case” local para a implantação do BRT na cidade. 

Outros temas – Outros temas abordados durante o Fórum foram investimento em infraestrutura, financiamento do transporte público, e o desenvolvimento do Marco regulatório do Transporte Público. Nesta quarta-feira (19), os participantes fazem uma visita técnica para conhecer as melhorias promovidas no sistema BRT do Rio de Janeiro. 

O evento conta ainda com a participação do secretário nacional de Mobilidade, Denis Andia; do secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Gilberto Perre; e do presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Mobilidade, Renato Telles, entre outras autoridades de todo o país. 

Skip to content