Salvador sedia disputa internacional de Basquete 3×3 Brasil x Chile

O ginásio Armindo Biriba – Estação Cidadania Itapuã (Instituto Daniel Alves), na noite desta segunda-feira (11), foi o palco da disputa internacional de Basquete 3×3 – Brasil x Chile, evento apoiado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A partida, vencida pela equipe brasileira, foi acompanhada por uma plateia formada por cerca de 1,2 mil pessoas que acessaram o espaço administrado pela Sempre, gratuitamente.

O Basquete 3×3 tornou-se uma modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020. A disputa, que seguiu regras internacionais, proporcionou intercâmbio entre atletas e comissão técnica dos dois países, além de contribuir para um melhor ranqueamento da seleção brasileira.

“Ver essa competição acontecer em estrutura da Prefeitura de Salvador, mobilizando esse público, mostra o quanto o esporte estimula os soteropolitanos e quantas são as oportunidades possíveis de lazer e esporte que podemos proporcionar para a população”, declarou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

O professor de basquete do Instituto Daniel Alves, Ivan Justino, ressaltou que a experiência de levar os alunos para acompanhar a atividade com os alunos foi a melhor possível. “Poder proporcionar esse momento para eles, de poder ver de perto a seleção brasileira de basquete 3×3, que pela primeira vez se apresenta na Bahia, é muito agradável”.

Demais partidas – Nos últimos dias 8 a 11 também ocorreu a Etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Basquete 3×3. A competição reuniu 47 equipes em três categorias – Sub18, Sub23 e Adulto masculino e feminino – na disputa pelo 1º lugar, que garantiu a presença dos times vencedores na etapa final do Campeonato Brasileiro.

Os times vencedores foram Colégio CPI/Ittnet (PI), na categoria Sub18 masculino e AADB (PE) na categoria Sub18 feminino; Nosso Clube / Vitaliza (PE), na categoria Sub23 feminino; CRB/UMJ (AL), na categoria Sub23 masculino; Nosso Clube/Estácio, na categoria Adulto feminino; e Instituto Edu Mariano na categoria Adulto masculino.

Funcionamento – O Instituto Daniel Alves funciona no Ginásio Armindo Biriba, através da parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre. O local oportuniza atividades esportivas de futebol e basquete para 400 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, do bairro de Itapuã, regularmente matriculados e frequentando as escolas.

São também disponibilizados cursos de língua estrangeira e profissionalizantes na modalidade de ensino à distância (EAD). As informações sobre as inscrições podem ser acompanhadas na página @institutodanielalves no Instagram.