Logo Prefeitura de Salvador

Salvador terá programação especial pela Semana Nacional do Trânsito 2022

Com diversas ações especiais, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), celebra a Semana Nacional do Trânsito, movimento que acontece a partir do domingo (18) e segue até o próximo dia 25. Neste período serão realizadas ações nas vias das cidades, abordagens educativas, entrega de requalificação viária, seminário internacional e mais uma edição da exposição da Transalvador. 

Já no domingo (18) e na segunda (19), as equipes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador vão fazer mobilizações em faixas de pedestres da capital. A iniciativa consiste em percorrer regiões estratégicas da cidade abrindo faixas com dizeres de cunho educativo, distribuindo materiais para sensibilização e orientação. 

“Mais uma vez vamos fazer ações especiais por toda a cidade, levando serviços, informação e segurança ao cidadão. Ao celebrar a Semana Nacional do Trânsito com essas atividades temos a chance de nos aproximarmos dos munícipes, lembrando a todos a importância de fazer a sua parte por um trânsito mais seguro” comenta o superintendente de Trânsito, Marcus Passos. 

Na terça-feira (20), acontece o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária. O evento é voltado para profissionais que atuam focados em ações viárias em Salvador e região metropolitana. Esta será uma excelente oportunidade para promover a discussão em torno do papel dos agentes de trânsito, das ações integradas e colaborativas e da fiscalização. Um dos destaques da programação será a participação de Omar González, coronel da Polícia Nacional da Colômbia, que abordará as experiências de fiscalização em Bogotá, com foco nos motociclistas. 

Na quarta-feira (21), um curso sobre Ruas Seguras será oferecido para técnicos de diversos órgãos municipais. Na ocasião, serão discutidos temas relativos às estratégias de promoção de um trânsito mais humano, uma mobilidade mais sustentável e formas de promoção da segurança viária. 

Exposição – Entre os dias 22 e 25 de setembro, a Transalvador vai realizar a segunda edição de uma exposição especial, em parceria com o Shopping da Bahia, para levar os principais serviços da autarquia de trânsito para o centro de compras. Nesse período, o cidadão que for ao local poderá fazer credenciais para estacionamento em vagas especiais, conhecer melhor os aplicativos no Zona Azul Digital e do NOA Cidadão. Haverá também uma pista de ciclismo para a garotada se divertir enquanto aprende as regras do trânsito. 

Além desses serviços, quem passar pela exposição, que ficará no Piso L2, poderá conhecer como funciona o Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento da Transalvador e ver de perto equipamentos usados pelos agentes de trânsito. Também será uma exposição de fotos de ações realizadas na história da autarquia municipal e de fardamento. 

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no Art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este ano a celebração tem como tema “Por um trânsito mais seguro”.    

Dia do Agente de Trânsito – Em alusão à Semana Nacional do Trânsito e em comemoração ao Dia do Agente de Trânsito, celebrado em 23 de setembro, a Transalvador vai promover uma campanha em homenagem aos servidores que se dedicam à segurança viária na capital baiana. A campanha será divulgada em dois megapainéis, nas avenidas Bonocô e Garibaldi, e nas redes sociais do órgão municipal. 

Segurança na via – No entorno do Instituto dos Cegos, na Rua São José de Baixo, no bairro do Barbalho, será implementada uma área de Zona 30, a nona da capital baiana. A via teve sua velocidade readequada para 30km/h e requalificações foram feitas no local para melhorar a segurança viária. 

Por mais um ano, a autarquia municipal programa as ações da Semana em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade internacional que auxilia cidades a promoverem medidas que favoreçam um trânsito mais seguro. Além disso, a Transalvador conta com o suporte de todos os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito da capital baiana (PVT).

Programação: 

– Domingo (18), às 9h – Ação educativa na faixa de pedestre (orla da Pituba) 

– Segunda (19), às 10h – Ação educativa na faixa de pedestre (Avenida ACM – próximo ao Hiperposto) 

– Terça (20), às 8h às 13h – Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária – Hotel Mercure 

– Quarta (21), 8h às 17h – Workshop Ruas Seguras – Hotel Mercure 

– Quinta a sábado (22 a 24), das 9h às 22h e domingo (25), das 13h às 20h – Exposição Transalvador – Shopping da Bahia 

– Sexta-feira (23), nos painéis e redes sociais – Dia do Agente de Trânsito 

– Segunda (19) a sexta-feira (23) – Programa Cidadão no Trânsito – palestras nas escolas

Criado: 13 Setembro 2022

Skip to content