Logo Prefeitura de Salvador

Salvamar e GCM atuam em ocorrência com peixe-boi em Itapuã

Espécie rara no litoral baiano, o peixe-boi-marinho Tupã, que havia sido reintroduzido em seu habitat natural em 2012, foi avistado na manhã de quinta-feira (17), em uma praia de Itapuã. Resgatado em 2005, na Bahia, Tupã vem sendo monitorado desde então. 

O chefe de Prevenção e Treinamento da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), Jou Alexandre Oliveira, foi acionado para a ocorrência por um colega salva-vidas, que avistou o animal e enviou um registro do acontecido. Logo depois, foi feito o contato com o Grupamento de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM), que acionou o Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Gepa e os pescadores conduziram o animal para alto-mar. 

Sinalização – “Tivemos um retorno positivo do IMA, relatando que as bandeiras roxas foram fundamentais para que eles identificassem o local do chamado. A sinalização também foi importante para impedir o acesso de banhistas à área e eventuais incidentes”, declarou Oliveira. 

Segundo o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o peixe-boi apareceu durante o período de maré seca e teve dificuldade em se deslocar. “Nossa Equipe de Resposta Rápida (ERR) colocou, imediatamente, as bandeiras para auxílio do resgate”, explicou. 

Em casos semelhantes, a orientação é para que o cidadão entre em contato com a GCM, para acionamento da equipe de agentes treinados em ocorrências com animais silvestres, especialmente marinhos.  A GCM é acionada através do número (71) 3202-5312.

Skip to content