Logo Prefeitura de Salvador

Semana Boca de Brasa começa hoje (11) e celebra Potência Criativa das Quebradas

A produção cultural das periferias de Salvador tem uma força e uma diversidade que é reconhecida em todo o mundo. Por tamanha riqueza, a Prefeitura – através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) – promove em seus espaços culturais a Semana Criativa Boca de Brasa, com o tema a Potência das Quebradas. A partir desta quarta-feira (11) até o domingo (15), uma programação virtual e presencial reúne os resultados dos projetos contemplados pelos Edital Espaços Culturais Boca de Brasa e Edital de Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais.

A abertura será no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, na sede da Prefeitura-Bairro da localidade, em Cajazeiras X. Estarão presentes a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; o presidente da FGM, Fernando Guerreiro; o Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis; o produtor cultural George Vladimir e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Tony Teófilo.

Toda a programação é gratuita e acontece em formato híbrido, ou seja, o público poderá conferir presencialmente as atividades a partir dos locais onde acontecerão as transmissões, ou acompanhar remotamente pelo canal do Boca de Brasa no YouTube. As atividades seguem as recomendações sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

Com objetivo de explorar toda a diversidade e potência criativa, além de criar espaços de difusão para as produções artísticas e culturais das quebradas de Salvador, o projeto acontece em cinco espaços culturais administrados pela FGM: Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras, Espaço Cultural Boca de Brasa CEU de Valéria, Café Teatro Nilda Spencer (Barroquinha), Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360 (Vista Alegre) e Casa do Benin (Pelourinho).

A programação se divide em dois momentos. Sempre às 17h, acontece o momento Boca Livre, que é uma roda de conversas sobre temas que evidenciam a potência das quebradas, como criatividade, empreendedorismo, culinária afetiva e sustentável, o poder do audiovisual e da atuação em rede.

No segundo momento, sempre às 19h, acontece sempre uma atividade artístico-cultural, incluindo apresentação de espetáculos de teatro, dança, stand-up comedy, música, exibição de filmes, entre outras linguagens. No sábado (12), será realizada uma edição especial do Culinária Musical comandado pelo afrochef Jorge Washington. No domingo (15), a programação chega ao ápice com a realização de um Palco Aberto Especial, reunindo vários artistas das comunidades contempladas.

A programação prevê ainda uma palhinha das atividades formativas que aconteceram ao longo do ano, com as Aulas do Boca de Brasa, sempre a partir de 9h. Serão exibidas aulas virtuais de Canto (Coletivizando Cajazeiras), Teatro de Cordel (Olhar 360), Dança (Remonta), Dança (Casa do Sol), Circo (Circo Picolino) e Percussão (Quabales).

Os projetos que participam da Semana Boca de Brasa são: Casa do Sol (Cajazeiras V), Circo Picolino (Pituaçu), Muncab (Centro Antigo), Quabales (Nordeste de Amaralina), Casa do Benin e Café Nilda Spencer (Centro Antigo) e os Espaços Culturais Boca de Brasa – Subúrbio 360 (Vista Alegre), CEU de Valéria (Lagoa da Paixão) e Cajazeiras (Cajazeiras X).

Espaços – A Gerência de Equipamentos Culturais (Gecult) da FGM possui uma rede com oito espaços culturais distribuídos em distintos territórios de Salvador. Seu objetivo é criar ambientes de difusão e formação, bem como democratizar o acesso e viabilizar a circulação das produções artístico-culturais.

Quatro deles integram o Quarteirão das Artes na Barroquinha: Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural Boca de Brasa (Centro), Espaço Cultural da Barroquinha e Café-Teatro Nilda Spencer. Já a Casa do Benin está situada no Pelourinho, enquanto que outros três Espaços Culturais Boca de Brasa estão em Vista Alegre, Cajazeiras e Valéria.

Programação

Dia 11/8 (quarta-feira) – Boca de Brasa Cajazeiras

17h – Abertura com a participação da vice-prefeita, Ana Paula Matos; do presidente da FGM, Fernando Guerreiro; do Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis; do produtor cultural George Vladimir e do presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Tony Teófilo.

Boca Livre: A Potência Criativa das Quebradas. Convidados: Ana Paula Matos (Vice-prefeita), Franklin Gomes (Semdec), José Eduardo (Acervo da Lage), Marcio Lima (CUFA), Inah Irenam (EPA). Mediação: George Vladimir (Boca de Brasa)

Intervenções Artísticas: Empretecidas, Dudu Nery, Vitor Tito e alunos do Boca de Brasa Casa do Sol)

19h – Boca de Brasa Apresenta – Noite de Stand Up Comedy com Aline França, Ivan Santos, Raoni Beta e Samuel Belmonte.

Dia 12/8 (quinta-feira) – Boca de Brasa CEU de Valéria (Lagoa da Paixão)

17h – Boca Livre: A Potência Empreendedora das Quebradas, tendo como convidados Franklin Gomes (Semdec) e Elivan Nascimento (Noix Coletivo), e mediação de Ivana Magalhães (Quintal Sensorial)

19h – Boca de Brasa Apresenta

Dia 13/8 (sexta-feira) – Café Teatro Nilda Spencer (Barroquinha)

17h – Boca Livre: A Potência da Culinária – Afeto e Sustentabilidade, tendo como convidados Jorge Washington, Cecília Silva e Isabella Moreira, e mediação de Dalton Soares (Panela de Bairro/TV Bahia)

19h – Boca de Brasa Apresenta: Espetáculo “REMONTANDO” (Poesia nem sempre é poesia) – Boca de Brasa Remonta, com apresentação da Fabrício Cumming e Bruno Barroso como artista convidado.

Dia 14/8 (sábado)

9h – Aulas Online do Boca de Brasa – Canto (Coletivizando Cajazeiras); Teatro de Cordel (Olhar 360); Dança Zumba (Remonta); Empoderamento femino, corpo e dança (Casa do Sol)

12h – Culinária Musical Especial – Afrochef Jorge Washington, Samba Quinteto, Andrea Moraes e Mestre Timbó

Local: Casa do Benin

17h – Boca Livre: A Potência do Audiovisual das Quebradas. Convidados: Marize Urbano (Coletivo Periférico de Cinema) e Daniele Souza (Coletivo Saturnema). Mediação: Lecco França (Muncab).

Local: Boca de Brasa Cajazeiras

19h – Cineclube Boca de Brasa. Filme: Sonoplástia (Marize Urbano)

Local: Boca de Brasa Cajazeiras

Dia 15/8 (domingo)

9h – Aulas Online do Boca de Brasa –  Arrumadinho de Bacalhau e Requeijão de Castanha (Culinária Musical), Carré de Cordeiro (Alimento da Alma) Circo (Circo Picolino) e Percussão (Quabales).

17h – Boca Livre: A Potência da Rede Boca de Brasa, tendo como convidados Conceição do Amor Divino (Casa do Sol), Jean Cardoso (Quabales), Robson Mol (Circo Picolino), Jamile Coelho (Muncab), Fernanda Paquelet (Coletivizando Cajazeiras), Fabrício Cumming (Remonta) e Fernando Marinho (Olhar 360), com mediação Fernando Guerreiro (presidente da FGM).

Local: Boca de Brasa Subúrbio 360 (Vista Alegre)

19h – Palco Aberto Boca de Brasa – Mostra Final, com apresentação de Carol Alves e Fabrício Cumming.

Local: Boca de Brasa Subúrbio 360 (Vista Alegre)

Skip to content