Logo Prefeitura de Salvador

Semob dá início à capacitação de novos agentes de trânsito e de transporte

A Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciaram, na segunda-feira (7), a capacitação de mais uma turma de novos agentes de trânsito e transporte, aprovados no concurso mais recente realizado pela Prefeitura. Ao todo, mais de 60 novos convocados participam da iniciativa, no auditório da Semob, em Amaralina. 

“Sabemos o quanto estes servidores são importantes para a rotina da nossa cidade e temos a satisfação de recebê-los, num momento essencial com a chegada do BRT em Salvador. Estes novos profissionais chegam para dar um novo gás à dinâmica desse trabalho”, destaca o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. 

Para o superintendente da Transalvador, Marcus Passos, esses novos agentes chegam para reforçar ainda mais o intenso trabalho nas ruas, com o ordenamento, fiscalização e preservação de vidas no trânsito. “Com certeza, é um ganho não somente para a Transalvador, mas para toda a cidade, que vai contar com mais servidores atuando, diretamente, na manutenção da segurança viária do município”. 

Bagagem – Na terça-feira (8), os alunos assistiram à palestra do agente da Transalvador José Freitas, sobre legislação. Segundo o servidor, todo o curso é baseado em uma portaria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com conteúdo programático determinado. “Neste momento, eles vão aprender sobre legislação, sobre os órgãos que formam o Sistema Nacional de Trânsito e sobre o que encontrarão em via pública para fiscalizar. Dessa forma, terão a oportunidade de construir uma bagagem para exercer com mais propriedade sua função na rua”. 

Perguntado sobre o que acha da chegada de novos colegas, Freitas foi enfático: “É uma injeção de ânimo. Vejo neles o brilho no olhar que eu tinha em 1999, quando fui aprovado. Eles me fazem reviver isso e incentivar quem está presente, para nos ajudar nessa labuta diária que é o trânsito soteropolitano”. 

A engenheira mecânica Geórgia Oliveira, de 41 anos, é uma das recém-convocadas para o cargo. Ela conta que decidiu fazer o curso pela estabilidade oferecida. “Saí da iniciativa privada e foquei em concursos. Fiz o da Prefeitura e me identifiquei com a Transalvador, por lidar com as pessoas, o trânsito e achei que tinha mais habilidade para isso”. 

Ela complementa que já teve a oportunidade de ser apresentada ao trabalho externo da Transalvador. “O fato de conhecermos a parte prática primeiro, in loco, eu acredito que vai ser muito melhor, agora que veremos a parte teórica, revisando a legislação. A expectativa é enorme”. 

Segundo o engenheiro mecânico Raphael Azevedo, de 31 anos, a decisão de fazer o concurso foi pela segurança. “Passar por esse curso é bom porque, na preparação, a gente estuda a legislação, mas depois da aprovação o objetivo é outro, que é usar a legislação no cotidiano, de uma forma diferente. Tem que ser uma abordagem diferenciada, então a preparação é necessária para, quando formos para a prática, não cometermos nenhum equívoco. Conhecer os outros setores da Transalvador foi bom e temos aqui pessoas com diversas formações, o que agrega valor à instituição. Eu tive a oportunidade de estagiar, fazendo levantamento estatístico, identificando onde temos mais acidentes, motivos, período, faço levantamento de operações de trânsito, uma vivência muito boa”, avaliou. 

A proposta é que, durante as mais de 240 horas de aulas teóricas e práticas, metade da turma fique na Transalvador e a outra metade, na Semob. Até meados de dezembro, eles terão capacitações diárias, além de aulas com profissionais e técnicos sobre legislação de trânsito e transporte, noções básicas de engenharia de tráfego e outros temas que os ajudem a promover o ordenamento do trânsito da capital baiana. Desde 2021, cerca de 100 candidatos que fizeram o último concurso já foram chamados.

Criado: 09 Novembro 2022

Skip to content