Semob prepara plano de contingência durante paralisação dos rodoviários neste domingo (7)

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Para garantir o atendimento de transporte aos usuários durante a paralisação dos rodoviários, prevista para este domingo (7), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou um plano de contingência emergencial para minimizar os impactos da suspensão do serviço. Os veículos do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec), conhecidos como “amarelinhos”, serão realocados em linhas especiais para dar atendimento aos usuários durante a paralisação.

O plano foi definido levando em consideração a possibilidade de integração com o metrô e o BRT. Ao todo, 215 amarelinhos serão utilizados na operação.

Os veículos sairão das estações com destino às regiões onde já há atendimento. Entre os corredores atendidos estão as avenidas Octávio Mangabeira (orla), Luís Viana (Paralela), Antônio Carlos Magalhães, Lafayette Coutinho (Contorno), Afrânio Peixoto (Suburbana) e Heitor Dias; ruas Cônego Pereira, Silveira Martins e Via Regional, entre outros. Bases operacionais também serão instaladas no final de linha da Ribeira, para dar atendimento à região da Cidade Baixa, e na Base Naval, para dar atendimento à região da Avenida Suburbana.

Equipes de fiscalização da Semob também estarão acompanhando a movimentação nos principais pontos da cidade e nas estações de transbordo, fazendo os ajustes necessários e orientando os usuários. As linhas regularmente operadas por eles estarão suspensas até que a operação de transporte seja normalizada.

Os rodoviários estão em campanha salarial e têm buscado entendimento junto aos empresários, porém, nenhum acordo foi aceito até o momento. Para o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller, o momento é de sensibilidade. “A Prefeitura tem acompanhado as negociações, mas não pode interferir nos valores definidos para reajuste salarial, que deve ser acordado entre funcionários e empresa. É preciso ter um pouco de sensibilidade de ambas as partes nestas negociações”, destacou Muller.

Texto: Ascom/Semob