Logo Prefeitura de Salvador

Semob promove seminário de apresentação do BRT

Técnicos e operadores da Secretaria de Mobilidade (Semob) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) participaram, na última quarta-feira (24), de um evento de apresentação do BRT Salvador. O encontro, ocorrido no auditório do Sebrae-BA, no Stiep, teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o novo modal, que entrará em operação na segunda quinzena de setembro. 

No encontro, que contou com a presença do secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, e do superintendente de Trânsito, Marcus Passos, além de agentes de trânsito e mobilidade de Salvador, foi possível conhecer um pouco mais dos objetivos e de como irá funcionar a operação do BRT. Durante o evento, foram apresentados os trechos que serão entregues neste primeiro momento, os ônibus que serão utilizados, as etapas de entrega, e como ficará após a conclusão das obras que estão em andamento na região da Avenida Juracy Magalhães. 

Para Muller, o BRT chega para mudar a cara da mobilidade em Salvador. “Este não é o projeto apenas de uma administração, é um projeto do futuro da cidade, e precisamos do apoio de todos para que tenhamos, de fato, o sucesso que desejamos”. 

O diretor de Planejamento da Semob, Pablo Souza, também destacou a importância do projeto. “O BRT é um projeto amplo de infraestrutura e mobilidade que já está trazendo resultados positivos em toda a região e, depois de entregue, irá oferecer um transporte rápido, confortável e muito mais seguro aos usuários”. 

De acordo com Diogo Pires, assessor especial do Plano de Mobilidade de Salvador (PlanMob), todo o processo faz parte do Plano de Mobilidade para os próximos anos, com previsão de expansão dos corredores. “Esse é o primeiro corredor e teremos outras linhas inauguradas em sequência. O BRT vai trazer equipamentos diferenciados, como ônibus elétricos, de piso baixo e vias exclusivas. Também teremos linhas com possibilidade de serem estendidas, saindo do corredor para ampliar o atendimento nos bairros e zonas estratégicas, aumentando a capilaridade do sistema”. 

O assessor destaca que essa é uma das grandes vantagens do BRT em comparação ao sistema com trilhos, devido à flexibilidade de rever o itinerário das linhas e fortalecer o atendimento em outras áreas da cidade. A linha inicial percorrerá o trecho entre a Estação Rodoviária até a Praça Nossa Senhora da Luz antes de retornar à Rodoviária. 

O projeto do BRT de Salvador envolve melhorias na mobilidade e na infraestrutura em uma das regiões mais movimentadas da cidade, representando um avanço e mais qualidade de vida para quem anda de ônibus, com um modal mais confortável, eficiente e seguro. O trecho dois do modal, que vai desde a entrada do bairro Cidade Jardim até a Lapa, está com as obras em andamento e tem previsão de entrega em dezembro de 2023.

Criado: 26 Agosto 2022

Skip to content