Servidores e funcionários da Prefeitura também se preparam para participar da 5ª Maratona de Salvador

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Com a chegada de setembro, a procura pelas vagas da 5ª edição da Maratona de Salvador tem aumentado. Cerca de 7 mil pessoas já se inscreveram para uma das principais corridas de rua do Brasil, que ocorre no domingo, dia 24 deste mês, com largada na orla da Boca do Rio. Dentre eles, diversos funcionários da própria Prefeitura, que é organizadora da prova, que contará com quatro distâncias: 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.

É o caso dos servidores da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), que possui uma equipe própria de corrida, reunindo 27 salva-vidas para participarem desta edição. Os maratonistas Olivério Andrade, de 42 anos, e Raimi Sanches, de 50 anos, farão a prova completa, correndo os 42 km.

“Aqui no Salvamar nós temos um clube de corrida que está ativo durante todo o ano e não poderia ficar de fora da Maratona Salvador. No ano passado, experimentamos correr com uma padronização própria a fim de identificar o nosso grupo no percurso. Deu muito certo e neste ano já estamos preparando um novo padrão”, conta Kailani Dantas, coordenador do Salvamar.

O mesmo ocorre na Guarda Civil Municipal (GCM). Um grupo de 10 agentes se organizou para participar e estão treinando juntos para a prova. Entre eles, o coordenador de operações e proteção patrimonial, Jacson Santos, de 45 anos, que fará a prova de 21 km. “Em 2020 criamos um grupo de corrida aqui na guarda com o intuito de manter a boa saúde. Percebi logo uma melhora tremenda no condicionamento físico, na disposição e no funcionamento do meu corpo”, disse.

“Acabei tomando gosto pela prática e hoje estou me preparando para os 21 km da Maratona Salvador. Já corri em várias outras cidades, mas acho que nada se compara a correr em casa. Principalmente se tratando de Salvador, que é tão linda. Não vejo a hora de chegar o dia”, disse Jacson, entusiasmado.

A presença feminina também está garantida. Secretária executiva do gabinete do prefeito, Jaqueline Pinho conta que fará a prova de 10 km pela primeira vez: “Eu amo a Maratona de Salvador, por ser um evento que reúne pessoas de todo o Brasil nessa cidade que é tão maravilhosa e cheia de atrativos. Vejo a corrida como um esporte inclusivo, pois qualquer pessoa pode praticar estando em qualquer lugar do mundo. Basta ter um tênis e escolher o melhor ambiente, seja em uma esteira, ao ar livre, ou até mesmo em casa”, explica.

O subsecretário da Secretaria de Governo (Segov), Júlio Fon, vai participar do evento pela segunda vez, desta vez correndo 5km, além de levar consigo outras 12 pessoas que trabalham na pasta. “A Maratona Salvador é de extrema importância para a divulgação da cidade como praça que visa o desenvolvimento do esporte, além de ser uma grande aliada na busca pela qualidade de vida através da prática de exercícios físicos. Dessa vez, estou levando minha equipe e espero que todos possam se divertir muito”, conta o gestor.

Outra equipe da gestão municipal que se organizou para a competição é a da Secretaria de Comunicação (Secom). Cerca de 16 funcionários estão se preparando para abrir as ruas da capital baiana: “Todos os dias eu faço um treino para estar apto a correr 10 km na Maratona Salvador. A turma da Secom também está muito animada. Algumas pessoas farão o mesmo percurso que eu, outras vão correr os 5km. O importante é garantir a participação”, disse Leonardo Nery, analista de produção da Secom.

Quem tiver interesse em participar da Maratona de Salvador pode se inscrever até o dia 15 de setembro, através do site oficial da prova, onde os corredores também podem obter mais informações sobre a competição