Logo Prefeitura de Salvador

Sustentabilidade e agilidade marcam 2º aniversário do Sistema e-Salvador

O eSalvador, sistema eletrônico de gestão dos atos administrativos e documentos oficiais da Prefeitura, chega ao segundo ano de funcionamento com a promoção de dois importantes elementos: agilidade e sustentabilidade. Isso porque, além de tornar mais rápida a tramitação dos processos, também permitiu que fossem poupadas 15 milhões de folhas de papel, o equivalente a 1,5 mil árvores). 

A plataforma foi implantada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e é acessada por 14 mil usuários vinculados aos 33 órgãos e entidades da Prefeitura. Nesse período, já registrou 1,5 milhão de despachos realizados, 350 mil processos criados, 18 mil circulares expedidas, 45 mil atendimentos nos canais de suporte ao usuário e 7 mil servidores capacitados como multiplicadores da tecnologia digital. 

“O sistema contribui para uma transformação cultural na gestão pública, com a maioria dos processos eletrônicos tramitando numa agilidade inalcançável pelo meio físico. O fim do uso do papel reduz bastante os custos com aquisição do próprio papel, material de escritório (carimbo, capa, grampo, etiqueta), impressão, energia elétrica, espaço para armazenamento dos volumes, combustível e pessoal envolvidos no transporte de malotes, bem como no acompanhamento dos antigos sistemas de protocolo”, informou a coordenadora do e-Salvador, Lisiane Alves.  

Ela ressalta que com o isolamento social adotado por força da pandemia, muitos serviços da Prefeitura seguiram seu fluxo graças ao sistema eletrônico, que também funciona como um produtor de dados, auxiliando o planejamento e a tomada de decisões por parte da gestão municipal. 

“Os relatórios gerados por meio do e-Salvador possibilitam ainda o conhecimento mais acurado sobre as demandas de cada órgão público municipal, sobre os setores e colaboradores mais atuantes, bem como sobre os tipos de processos mais requisitados pela população”, acrescentou a coordenadora. 

O cadastro no e-Salvador requer e-mail institucional do usuário e pode ser realizado através do portalesalvador.salvador.ba.gov.br/index.php/cadastro .

Criado: 19 Setembro 2022

Skip to content