Taça das Favelas reúne 176 jovens de Salvador neste sábado (1º)

Salvador recebe, pela primeira vez, a Taça das Favelas, competição realizada desde 2012 pela Central Única das Favelas (Cufa), no Rio de Janeiro. O evento esportivo na capital baiana conta com apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e terá os jogos iniciados neste sábado (1º), a partir das 8h, na Arena Beira, em Castelo Branco.

No total, 176 jovens das categorias feminino e masculino, dos bairros de Itacaranha, Jardim Cajazeiras, Bairro da Paz, Areia Branca, Calabar e Sussuarana, vão estar presentes nesta edição. Os participantes foram selecionados em uma peneira ocorrida no início deste mês.

Neste sábado, serão seis jogos envolvendo oito times (quatro do feminino e quatro do masculino), no sistema mata-mata, no qual serão classificados os finalistas. Os campeões serão conhecidos no próximo dia 8, com partidas realizadas na Arena Pronaica, em Cajazeiras X.

Cada equipe conta com 22 atletas. A categoria masculina reunirá jovens de 14 a 17 anos. Podem participar, no máximo, três atletas acima de 18. Na categoria feminina, a idade para participar, é de, no mínimo, 14 anos, sem limite máximo. O torneio contará com a participação da equipe feminina da comunidade de Coutos, que faz parte do Subúrbio 360, administrado pela Prefeitura.

Parceria – O técnico Ednilson Lima, conhecido como Edy Lima, está à frente da equipe de Coutos e fala da importância do evento. “A Taça das Favelas tem como objetivo fortalecer a ressocialização entre as comunidades”, afirma.

Segundo o presidente da Cufa-BA, Márcio Lima, o torneio deveria ter acontecido em 2020, mas, devido à pandemia da Covid-19, foi cancelado. Ele destaca a importância do torneio e do apoio municipal. “A Prefeitura é o nosso patrocinador master. Se não fosse a prefeitura, o campeonato não seria realizado”, ressalta.

Calendário dos jogos:

Jogo 1, às 8h: Repescagem- Areia Branca x Jardim Cajazeiras – Categoria Masculina

Jogo 2, às 9h10: Nordeste x Bairro da Paz – Categoria Feminina

Jogo 3, às 10h20: Itacaranha x Sussuarana – Categoria Masculina