Tecnologia BIM usada em Salvador é destaque em evento do Sebrae em Brasília

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), marcou presença nesta quinta-feira (3) no evento Transformar Juntos, do Sebrae, em Brasília. Na ocasião, a diretora de desenvolvimento urbano do órgão, Neilia Fernandes, destacou o pioneirismo da capital baiana com a implementação do BIM (Modelagem da Informação da Construção). O município é o primeiro do Brasil a analisar e licenciar empreendimentos utilizando essa tecnologia.

O BIM Salvador permite a criação de projetos em 3D e automatiza a análise dos parâmetros urbanísticos, otimizando o trabalho interno do órgão e reduzindo o tempo para a concessão do alvará. “A ferramenta oferece mais segurança e precisão técnica para a execução do projeto. Atualmente, a plataforma contempla o licenciamento de empreendimentos residenciais de torre única, mas ampliaremos para construções de habitação de interesses sociais, as multiresidenciais e as não residenciais”, explica Neilia Fernandes.

O secretário da Sedur, João Xavier, afirma que a implementação do BIM na prefeitura faz parte do processo de desburocratização e contribui para o desenvolvimento econômico e sustentável do município. “Os projetos analisados em BIM são finalizados com mais agilidade, diminuindo os custos e a burocracia. Desta maneira, conseguimos atender a população de forma mais rápida, eficiente e sem a utilização de papel”, finaliza.

O evento, que segue até sexta-feira (4), reúne autoridades municipais e estaduais, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças locais para discutir e trocar experiências sobre os temas de Compras Públicas e Simplificação (Desburocratização) voltado para os micro e pequenos negócios e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável do país.